‎‎Oratório‎‎ de Páscoa – Johann ‎‎Sebastian Bach (BWV 249)‎‎

Ressurreição
Autor  Pieter Paul Rubens
Data  1616 cerca
Técnica  óleo sobre tela
Dimensão  183×155 cm
Localização  Palazzo Pitti, Firenze

O termo oratório provém da palavra latina oratio e designa a ação de orar, mas também se refere ao local onde esta é realizada.

O Oratório de Páscoa pertence a um ciclo de três oratórias destinadas às datas mais importantes da liturgia cristã, que inclui para além da Oratória de Páscoa (1725), a Oratória da Ascensão(1735) e a Oratória de Natal, esta composta para o período compreendido entre o Natal de 1734 e a Festa da Epifania de 1735 (quando Bach era director musical e kantor da Igreja de São Tomás, em Leibniz). Esta colectânea de música foi organizada pelo próprio já perto dos seus cinquenta anos.

Igreja de São Tomás, Leipzig

O ‎‎ ‎‎Oratório da Páscoa‎‎ ‎‎ (em alemão: ‎‎Oster-Oratório‎‎), ‎‎ ‎‎BWV‎‎ ‎‎ ‎‎249‎‎, é um ‎‎oratório‎‎ de Johann ‎‎Sebastian Bach‎‎, que começa por ‎‎ ‎‎Kommt, eilet und laufet‎‎ ‎‎ (“Venha, apresse-se e corra”). Bach compôs-lo na cidade de  ‎‎Leipzig‎‎ e apresentou-o pela primeira vez no dia 1 de abril de 1725.‎

A explosão de luz e alegria da ressurreição, no Oratório da Páscoa, chega após dois dias de tristeza e das trevas da Paixão de Cristo, na sexta-feira santa.

O Oratório da Páscoa é baseado num texto, provavelmente escrito pelo alemão Christian Friedrich Henrici, e seria cantado por quatro personagens: Maria Madalena, Maria (mãe de Tiago) e os discípulos Pedro e João. O assunto do oratório é referente ao Domingo de Páscoa, quando Pedro e João correm para o túmulo de Jesus e o encontram vazio. Maria Madalena, que se encontra junto de Maria (mãe de Tiago), informa-os que Cristo ressuscitou.

O Coro final é uma ação de graças ao Senhor.

Bach – Easter Oratorio: Kommt, eilet und laufet BWV 249 – Van Veldhoven
Netherlands Bach Society