Igreja Jesuíta de St. Walburga’s Church, Bruges

A Igreja de St. Walburga é uma igreja católica romana do século XVII, construída pelos jesuítas em estilo barroco.

Em 1596, a Companhia de Jesus construíu pela primeira vez uma capela. Seguidamente começaram a construir uma igreja com colégio, convento, capela e jardim. A construção formal da igreja aconteceu entre 1619 e 1641, segundo projeto do arquiteto jesuíta local Pieter Huyssens (1577-1637). Após a sua morte, o seu colega jesuíta J. Boulé assumiu a supervisão das obras. Os desenhos originais de Huyssens no que diz respeito à torre, à abóbada e às janelas da nave não foram totalmente executados devido a restrições financeiras e à rivalidade entre os jesuítas de Bruges e Antuérpia .

A igreja foi dedicada a São Francisco Xavier por Mons. Nicolas de Haudrion em 1642.

Em 1773 a Companhia de Jesus foi dissolvida e a igreja fechada por decreto imperial.

A fachada de pedra foi inspirada na Igreja de Gesú, em Roma. A estrutura da igreja é composta por nave navegável de sete tramos e coro embutido com um vão e abside .

A igreja possui um altar monumental de mármore de Jacob Cocx (dedicado em 1643) com uma estátua de Santa Walburga de Houvenaegel (1842).

Acima dos portais estão colocados bustos de São Francisco Xavier e São Francisco Bórgia e estátuas de São Luís Gonzaga e Santo Estanislau Kostka.

Fotografia: Francisca Branco Veiga

#franciscabrancoveiga#franciscaveiga#historia4all#brugesbelgium#santawalburga#igrejajesuita

Como referir este artigo:

Sendo um blogue com conteúdos de criação intelectual privada, estão protegidos por direitos de autor. Seja responsável na utilização e partilha dos mesmos!

VEIGA, Francisca Branco (2024), Igreja Jesuíta de St. Walburga’s Church, Bruges (blogue da autora Francisca Branco Veiga). Disponível em: https://franciscabrancoveiga.com/ [03 de Junho de 2024].