D. Luís Filipe e D. Manuel de Bragança em visita ao Colégio de Campolide (Março 1905)

D. Luís Filipe e D. Manuel de Bragança em visita ao Colégio de Campolide, por ocasião da sessão solene da academia científica, 16 de março de 1905. Arquivo Português da Companhia de jesus.

A fotografia regista a visita dos príncipes D. Luís Filipe e D. Manuel ao Colégio Jesuíta de Campolide, em Lisboa, para presidirem a uma sessão solene da academia científica do colégio em 16 de março de 1905.

Contexto da sessão de 1905

  • A sessão integrou as atividades da Academia Científica e Literária de Maria Santíssima Imaculada, formada pelos melhores alunos para debates e experiências científicas avançadas.
  • Tratou‑se de uma sessão de física experimental com demonstrações públicas que tiveram grande impacto, justamente pela presença dos príncipes e pela visibilidade dada ao ensino científico jesuíta.​

Conteúdo científico apresentado

  • Na sessão foram expostas e demonstradas várias teses, incluindo experiências de eletricidade, magnetismo e telegrafia sem fios, área em que os jesuítas de Campolide já realizavam ensaios desde 1902.​
  • Esta ênfase em trabalho experimental distinguia o colégio da prática habitual em Portugal, ainda muito teórica, e servia para contrariar o estereótipo de “obscurantismo” atribuído à Companhia de Jesus.

In Proscritos, 1911.

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Campus De Campolide .

Num país ainda preso a práticas pedagógicas teóricas, o Colégio de Campolide funcionou como vitrina estratégica de um ensino experimental de elite, integrando ciência, devoção mariana e prestígio régio, o que reforça a capacidade jesuíta de adaptação cultural e penetração nas elites sociais e políticas, mesmo após supressões históricas. Este episódio sublinha a estabilidade e relevância perdurável da Companhia em Portugal, transformando potenciais críticas em demonstrações de excelência que atraíam apoio institucional e público.​

_ _ _

Como referir este texto:

Sendo um blogue com conteúdos de criação intelectual privada, estão protegidos por direitos de autor. Seja responsável na utilização e partilha dos mesmos!

VEIGA, Francisca Branco (2026), D. Luís Filipe e D. Manuel de Bragança em visita ao Colégio de Campolide (Março 1905)(blogue da autora Francisca Branco Veiga). Disponível em: https://franciscabrancoveiga.com/ [26 de Janeiro de 2026].

«INVESTIGAÇÃO EM CURSO»
#franciscabrancoveiga #historia4all #franciscaveiga  #cultura #colegiodecampolide #dluis #dmanuel #academiacientifica