
Século XVI-XVII
Desenho a sanguínea sobre papel
Roma, Arquivo da Companhia de Jesus
Os primeiros Padres da Companhia de Jesus, aqui representados, são, da esquerda para a direita e de cima para baixo:Inácio de Loyola, Diogo Lainez, Francisco Xavier, Pedro Fabro, Nicolau Bobadilha,Simão Rodrigues, Afonso Salmerón, Pascásio Broet, João Codure e Cláudio Le Jay.

Autor desconhecido
Século XVII.
Pintura a óleo sobre tela
Arquidiocese de Braga, Museu Pio XII
Insc.: O GRANDE PATRIARCHA SANTO INACIO DE LOYOLA COM SEUS PRIMEIROS COMPANHEIROS OS VENERAVEIS PADRES PEDRO FABRO, S. FRANCISCO XAVIER, DIOGO LAYNEZ, AFFONSO SALMERÃO, NICOLAO DE BOBADILHA, SIMÃO RODRIGUES, CLAUDIO JAYO, JOÃO CODURE, PASCHASIO BROET
No dia da festa da Assunção de Nossa Senhora, a 15 de Agosto de 1534, um grupo de estudantes (Inácio de Loyola, Pedro Fabro, Francisco Xavier, Diogo Laynez, Affonso Salmerão, Nicolao de Bobadilha e Simão Rodrigues), núcleo inicial da futura Companhia de Jesus, reuniu-se na cripta da capela de S. Dionísio, em Montmartre, Paris. Pedro Fabro, então o único padre, celebrou missa, introduzindo, no momento da comunhão, uma cerimónia de juramento, na qual cada um dos companheiros pronunciou votos de castidade perpétua, pobreza evangélica e de realizar uma peregrinação a Jerusalém.

Autor desconhecido
Século XVII
Pintura a óleo sobre tela
Diocese de Santarém
Estão aqui representados três dos fundadores da Companhia de Jesus, os primeiros a serem canonizados: S. Francisco de Borja (Gândia, Valência, 1510 – Roma, 1572), à esquerda; S. Francisco Xavier (Xavier, 7 de abril de 1506 — Sanchoão, 3 de dezembro de 1552), ao centro; e Santo Inácio de Loyola (Loyola, 1491 – Roma, 1556), à direita.

Papa Paulo III recebe S. Francisco Xavier e os seus companheiros
André Reinoso (activo 1610-1641) e colaboradores
1619
Óleo sobre tela
Lisboa, igreja de S. Roque, sacristia
São Francisco Xavier, de joelhos diante do trono papal, e os seus companheiros, durante a audiência papal em 1539, solicitam-lhe a devida licença para receberem as ordens sacras e partir para a Terra Santa. Em segundo plano, de pé atrás de Francisco Xavier, encontra-se S. Inácio de Loyola.

Pintura a óleo sobre tela existente na Residência de S. Roberto Belarmino (Casa de Escritores), Lisboa.
___
Como referir este artigo:
Sendo um blogue com conteúdos de criação intelectual privada, estão protegidos por direitos de autor. Seja responsável na utilização e partilha dos mesmos!
VEIGA, Francisca Branco (2023), Os primeiros Padres da Companhia de Jesus (blogue da autora Francisca Branco Veiga). Disponível em: https://franciscabrancoveiga.com/ [22 de Dezembro de 2023].
#franciscabrancoveiga #franciscaveiga #historia4all #CompanhiadeJesus #SJ #PadresJesuitas